Ladrão ou Herói – Eduard Snowden

Ladrão ou Herói?

Até que ponto é que temos a coragem de fazer o que deve ser feito? Em que medida estamos capazes de perder tudo o que temos para fazer o que está correcto? São questões que deviam rodopiar nas nossas cabeças com mais intensidade, porque são elas as definidoras de caracter e honra, na projecção de um presente e futuro melhor para todos.

Eduard Snowden, em jeito de David e Golias, não olhou à dimensão do monstro que decidiu enfrentar para encarar uma das batalhas importantes da história. Roubou dados da NSA (National Security Agency) dos USA, para provar que o seu governo estava a quebrar as mais elementares regras de privacidade ao espiar todo o seu país e todo o mundo, com acesso ilimitado a emails, telefonemas, camaras do computador ainda que desligadas, e por ai fora…

Para muitos um ladrão por ter cuspido no prato onde comia, e traído a sua amada pátria. Mas penso que para muitos mais um herói, por ter ido contra o stablishment, de quem parece não ter limites para a imoralidade.

Snowden perdeu tudo o que tinha, inclusive a sua liberdade, mas deu aos seus e ao mundo um contributo vital na luta pela liberdade individual, ao levar a opinião pública a forçar o seu governo a voltar atrás nesta espionagem massificada que ninguém tinha autorizado.

Para mim, um grande herói dos tempos modernos que representa dois pontos essenciais: 1) fazer o que está correcto contra tudo e contra todos, e 2) criminoso é quem manda matar, mas também quem prime o gatilho! E Snowden conseguiu que esta arma não fosse disparada… Todos nós somos responsáveis pelos nossos actos, e não devemos seguir ordens cegas à ética e moral.

Um filme a ver para que esta história não fique esquecida.

Foi preciso muita coragem para assim enfrentar o Mundo com tanto Coração.

(enviem-nos as vossas propostas com texto e conteúdo por mensagem do facebook, para que possamos partilhar todo o mundo, e claro partilhem também J )

Leave a Reply