Eu lembro-me como se fosse hoje…
Um dia que só não marcou a vida dos mais desatentos…
Tinha 20 anos, estava numa casa temporária, pois o apartamento dos meus pais estava em obras. Estava numa fase fantástica da minha vida, como sempre fui um rapaz muito lutador e cumpridor, tinha feito todos os exames direitinho do 3º ano da Faculdade de Medicina, sem nunca deixar nada para a época de Setembro, desfrutava de umas férias fantásticas, de muita festa, muito surf, muito desporto e poucas chatices ou responsabilidades…
Era por volta das duas da tarde em Portugal, estava um dia de sol magnífico, e eu acordei tarde e “cansado” da noite anterior… A minha irmã chamou-me quando estava a ver televisão e anunciaram o embate do primeiro avião na primeira torre….e eu fui a correr para a sala, e aconteceu-me aquilo que muitos de nós bem se lembram….. Assistir em directo pela TV, ao embate do segundo avião na segunda torre…quando achávamos que era a repetição do primeiro….. Chocante, Impressionante, Cativante… Era impossível largar a televisão…. Fiquei boquiaberto, “atraído” pelo “espectáculo”, como quem fica maravilhado pela espectacularidade dos grandes desastres naturais…. Triste, desesperante, assolador, o espectáculo de fogo e destruição que se viu e reviu na televisão enquanto as Torres Gémeas caíam perante a impotência da nação mais poderosa do mundo…
Quem foi? Lembro-me bem dos dedos acusadores terem corrido várias caras, vários países, vários grupos, num curtíssimo espaço de tempo…
É triste, mas festejava-se em algumas partes do mundo. Lembro-me, por exemplo, da Palestina, onde milhares saíram à rua por verem de joelhos aquele país que tanto mal lhes fazia….mas nada tinham que ver com a história dos ataques.
De repente, o nome Al-qaeda, era como se sempre tivesse existido nas nossas cabeças….. Quem são? O que querem? Porque fizeram isto? Onde estão? Quem é o líder? Osama Bin Laden…. Onde está este saudita/iemenita? No Afeganistão! Então vamos lá!
Poucas vozes, ou vozes pouco audíveis do mundo ocidental se mostraram contra… Parecia tão óbvio e legítimo, aos olhos de todos uma “Guerra Justa”, embora se saiba lá o que isso quer dizer….
Antes até das Nações Unidas se pronunciarem já as forças especiais dos EUA, entravam no território do Afeganistão….
E claro, os Taliban…..esses estudantes do Islão, que controlam quase todo o país desde 1996 à custa de barbáries, faziam parecer ainda mais óbvio o interesse mundial!!! na invasão deste país….
Ficámos a saber pouco mais sobre este fantástico e maravilhoso país, ainda menos sobre o seu povo que tem tanto para nos contar, mas muito ficámos a saber sobre Al-qaeda e Taliban, ao ponto de que muita gente ainda acha que é mais ou menos a mesma coisa…. mas não tem nada que ver.
E foi assim que eu tomei conhecimento deste país….. GUERRA, e mais guerra e mais guerra. Penso que posso dizer que é o maior espectáculo bélico, desde que eu sou gente, aquele que fez correr mais tinta, fotos e filmes….
Afeganistão=Guerra. Dias, meses e anos, a falar da guerra do Afeganistão, em que era bastante óbvio para toda a gente que havia bons e maus…. Quase que aplaudíamos as explosões, bombas, etc…. O Afeganistão era guerra, sangue, burqas, sofrimento, miséria, extremismo islâmico e pouco mais….
E eu nunca mais me esqueço de como a nossa vida mudou a partir do 11/9, da mesma forma que, 10 anos depois, nunca me esquecerei do momento em que disse à minha mãe: “Mãe, gostava de ir trabalhar para o Afeganistão!”
Ão, ão, ão…. Afeganistão….o nome assusta, porque nos fizeram ficar assustados com este nome…e pouco tempo fica para verdadeiramente saber o que se passa no terreno; pouco tempo fica para se saber o que é o Afeganistão e os Afegãos, e ainda menos tempo fica para a verdade…..
Na minha estadia apaixonante no Paquistão, em que muito já foi escrito, o meu estudo e compreensão sobre o local onde estava cruzava-se muito com a história do Afeganistão, a compreensão da guerra, e a compreensão destes bichos-papões que coabitam nestes países, a Al-qaeda e os Taliban….e como tal, 10 anos depois do 11/9, já muito sabia sobre o Afeganistão e o seu povo….e muito mais queria saber…
Guerra injusta, país interessantíssimo, povo paupérrimo, e um sofrimento transversal a todo o país, com uma carência de cuidados de saúde abismal, levou-me a ficar super motivado quando os Médicos Sem Fronteiras me propuseram ir trabalhar para o Afeganistão, os meus olhos brilharam e o meu coração encheu-se de alegria….mas as minhas pernas tremiam quando vi o meu nome no bilhete de avião para Kabul, depois ter visto tanta guerra e tanto sofrimento associados a estes nomes, aos quais eu ia agora ao encontro…..
Foi há 13 anos o 11/9, e foi há 3 anos quando me preparava para correr atrás de um sonho, mas que ao mesmo tempo era um monstro assustador….salvar vidas no Afeganistão e perceber quem é esta gente que vive neste bicho-papão…
E por isso gostava de vos contar umas histórias desta viagem que me mudou para sempre….